Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Guia resumido de RP ;DDDDDDDD

4 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Guia resumido de RP ;DDDDDDDD Empty Guia resumido de RP ;DDDDDDDD Qui maio 01, 2008 2:34 am

LordKaos



Estou postando esse guia para iniciantes que se interessam em jogar ragnarok interpretando seus personagens, prática conhecida como RolePlay [interpretação de papeis]. Ele traz conceitos básicos, explicações rápidas e serve de base para o inicio de uma experiencia de RP. Aproveitem!!

Guia de RolePlay

O QUE É RPG?

Conceito

RPG é um tipo de diversão antiga, é o famoso “brincar de faz de conta”, que foi consolidado como jogo, ou seja, diversão lúdica, na década de 70 pelo grupo de americanos que publicou o primeiro livro com as “regras” desse jogo. Consiste em um participante interpretar um personagem, como no teatro, mas diferente deste, sem um roteiro. O jogador de RPG se apóia nas informações contidas em uma ficha do personagem, que pode ser uma simples frase que descreve o personagem ou um emaranhado de números que mete medo em algumas pessoas leigas.

A diversão está em interagir com desafios, seja de ordem física ou social, impostos por um regente do jogo, comumente chamado mestre ou narrador. Como num livro, o narrador tem a função de descrever a cena e os jogadores, cada um cm seu personagem, tem a função de agirem nesta cena. É uma reprodução de uma fantasia, um imaginar coletivo que distrai pessoas por horas.

Como todo jogo, a diversão está em transpor desafios e como em todo jogo, há algumas regras que delimitam as capacidades do personagem e geram dinâmicas de interação com o cenário.

Historia

Em registros oficiais, o Role Playing Game ou RPG surgiu no ano de 1974. O primeiro lançamento foi o jogo Dungeons & Dragons (Masmorras e Dragões, em português), idealizado pela empresa TSR dos Estados Unidos da América e criado por Gary Gygax. No início, o D&D(Dungeons & Dragons como a maioria dos jogadores diz), era um simples complemento para um outro jogo de peças de miniatura chamado Chainmail (cota de malha), mas terminou dando origem a um jogo totalmente diferente e inovador.

O jogo logo virou um desenho animado no ano de 1983, Caverna do Dragão. Este primeiro jogo era extremamente simples comparado aos jogos de RPG da atualidade e tinha uma origem influenciada por jogos de guerra/estratégia. Isto sempre levou muitos a crer que o jogo de representação e não apenas de matar, pilhar e destruir demorou a surgir.

Em 1980, D&D já era uma grande febre e em 1982 surgia o filme Mazes and Monsters, com o ator Tom Hanks ainda jovem, mostrando a história de um jogo de RPG.

Em 1986 a empresa Steve Jackson Games publica o jogo GURPS nos EUA, que vem a ter uma tradução para o portugues pela Devir em 1991. GURPS foi escolhido como o RPG mais realista do mundo e ganhou direito a um lugar de honra (Hall of Fame) em 2000 entre todos os livros do mundo.

No início dos anos 90, surgiram jogos ainda mais voltados para a interpretação: um exemplo desses é Vampiro: A Máscara e TREVAS, que se passam em um mundo semelhante ao real, habitado por criaturas sobrenaturais. Foram introduzidos conceitos psicológicos nos jogos de RPG, como conflitos internos e uma linha mais tênue entre o bem e o mal. Ao mesmo tempo, versões traduzidas de RPGs começaram a fazer sucesso fora dos países de língua inglesa.

O PERSONAGEM

Conceito do personagem

Em Ragnarok os personagens são bonecos 2D com classes especificas e roupas iguais quando sendo da mesma classe. O que diferencia um personagem de outro, visualmente falando, é a cor do cabelo, o corte e os equipamentos para a cabeça. Em termos de RolePlay no ragnarok, se dois personagens tem a mesma classe do jogo, o mesmo corte e cor de cabelo e usam os mesmos equipamentos, eles podem, ou não, serem diferentes.

O que diferencia um personagem de outro é seu conceito, a idéia central do personagem. Um conceito é um modo de explicar o personagem de maneira geral... vejamos exemplos:

Sacerdote bêbado, caçador de insetos, cozinheiro famoso, guarda, vagabundo, médico, escudeiro, adivinho... e por ai vai.

Um conceito não precisa ser preso a uma classe de jogo, o sacerdote bêbado citado no exemplo, pode ser da classe de jogo justiceiro, tentando reproduzir uma espécie de Constantine. A abstração da imagem do personagem é um dos pontos mais difíceis de uma interpretação em um MMORPG para um iniciante, mas com o tempo se pega o jeito.

Historia do personagem

Salvo exceções raríssimas, os personagens não brotam do nada, eles nascem, crescem, vivem e morrem, uns mais cedo que outros. Levando em conta que há poucos personagens crianças de fato, a maioria possui uma historia de no mínimo 15 anos. Essa historia pode ser conhecida ou não de outros personagens.

Um ponto importante para a historia de um personagem é a origem e as pessoas com as quais conviveu, os NPCs. Um No-Player Charater (NPC) é um personagem que existe, mas que não é controlado pelo jogador. Em se tratando de Ragnarok, NPCs são de certa responsabilidade do jogador mas não devem (notem que não usei “não podem”) interferir demais em uma historia.

A historia do personagem também deve justificar sua existência: a cicatriz no rosto tem um motivo, a falta de um braço tem um motivo, a aversão por coelhos fofinhos tem um motivo... e assim por diante. Note que a historia deve ser coerente, não se pode dizer que um meteoro caiu na praça de Geffen e todos viveram felizes para sempre, historias sem sentido geram personagens e situações sem sentido.

Qualidades e defeitos

Como todo personagem de fantasia medieval, os personagens de Ragnarok tem habilidades especiais, poderes extraordinários e forças inexplicáveis. Mas também como todo ser vivente, fica fora do conceito “deus”, que significa aqui perfeição, logo os personagens PRECISAM de defeitos também.

Aqui vale a frase clichê: nem tudo é perfeito. Ao imaginar um personagem, veja na historia dele se não há um trauma de infância, um defeito de nascença, uma aversão a certo oficio, alguma maldição lançada por alguém, limitações raciais (como o tamanho de anões e gigantes). Personagens com defeitos interessantes valem mais que personagens cheios de vantagens efêmeras.

INTERAÇAO

Com outros personagens

Quando se interage com um personagem de outro jogador, deve-se levar em conta que cada personagem tem limites. A sua ação é só sua, não se pode agir por outro e nem agir de modo incoerente com a cena que está acontecendo. Por exemplo, você vai sair da cidade e ir para a outra, você não vai tirar um cavalo do bolso para sair galopando, você deve falar com uma kafra, pedir transporte a um sacerdote ou alugar um cavalo na estalagem.

É necessário que haja oportunidades de você agir, você não pode simplesmente dizer que roubou 50 gemas azuis de um sacerdote, essa ação deve ser interpretada e as interações entre o sacerdote e você devem acontecer de fato.

Com o cenário

Em Ragnarok, o cenário é visível, não é necessário imagina-lo, mas outros elementos compõem o cenário, como pedras no chão, pássaros, insetos, latas velhas, arbustos e até monstros. Da mesma forma que a interação com outros personagens, não se pode fazer ações sem cuidado: arremessar uma lata em alguém, sendo que o objeto está a muitos metros de distancia, só é possível com algum tipo de telecinese.

Um pássaro não pousa em você só porque você quer. Se for o caso, ele deve ser um animal adestrado ou manipulado de alguma forma. Fazer o falcão de um classe de jogo Caçador defecar em alguém é uma ação difícil de ser feita, que demanda uma relação com animais muito grande, não é uma ação comum e fácil de ser feita.

Outra coisa ao se interagir com o cenário: quando você quebra algo, esse algo ficara quebrado até alguém concertar. Um pássaro morto, continuara morto, ele pode inclusive, começar a feder de podre se não for devidamente destruído.

Com os NPCs

Inevitavelmente, uma hora seu personagem vai interagir com algum NPC, seja a empregada de alguém, o irmão de Fulano ou mesmo uma kafra. Um NPC deve ser usado com o consentimento e ciência do seu dono, a não ser que seja um NPC “publico”, como por exemplo, uma kafra.

Assim como um personagem normal, um NPC tem um conceito que o norteia, dando uma idéia a todos de suas atribuições.

MECANICAS

Convenções

Quando se está interpretando, tudo que é escrito por um personagem no chat é de fato o que ele está falando. Para que o jogador fale, foi adotada um convenção, uma forma universal que todos entendem como sendo “as palavras do jogador e não do personagem”. O jogador escreve seu texto entre parênteses ou entre colchetes, o texto contido aí não é do personagem, mas sim do jogador. Exemplo:

Fulano: como assim que cicatriz? esta no seu peito!! >>>> fala do personagem
Fulano: (seu personagem me mostrou ontem lembra?) >>>>fala do jogador
Ciclano: [aaaaah é, verdade]
Ciclano: hmm, vejo que tem boa memoria...

Quando aparece uma frase entre asteriscos, significa que esta frase é uma ação feita por aquele personagem. Note que existem ações obvias, como falar, sentar ou andar, mas existem ações muito abstratas, como subir no telhado, pular na fonte, deitar... Exemplo:

Ciclano: cuidado!! *se joga na frente de fulano*
Fulano: não se preocupe... Escudo Sagrado!!

Outra convenção, usada em poucas ocasiões, é o uso de 3 asteriscos no começo e 3 asteriscos no fim, exprimindo que alguém está pensando aquilo. Um pensamento pode ser lido por telepatia por exemplo, mas deve ser encarado com irrelevância por quem não possui a habilidade de ler pensamentos. Exemplo:

Beltrano: Como vai bela senhora? *faz reverencia com a cabeça*
Beltrano: *lança olhar malicioso*
Senhora: abusado... ***... mas tem uma bundinha!! adooorooo!!***

Há, basicamente, essas três convenções. Mas outras podem ser adotadas dependendo da situação e da preferência dos jogadores.

ON e OFF

Também conhecido como metagame, a confusão entre ON e OFF é comum a pessoas que ainda não se habituaram as mecânicas de um RP. Se eu, jogador, sei que o personagem do outro jogador lê mentes, meu personagem pode não saber, devendo descobrir por conta própria para dizer que, de fato, sabe ou não.

A confusão ON e OFF continua em relações de amizade e amor. Dois amigos podem ter personagens inimigos e ter outros personagens casados. Um jogador pode ter um personagem bondoso e outro cruel. Quem está de fora, deve notar que só o personagem é cruel, o jogador continua sendo a mesma pessoa.

Batalhas

Ressaltando mais uma vez, a classe de jogo não influencia muito em RP e todo personagem tem seus limites. Batalhas devem ser interpretada respeitando esses limites, respeitando os objetos existentes na cena e visando, sobretudo, continuidade ao RP, tornando a historia divertida e criativa. Exemplo:

Beltrano: *saco uma faca discretamente e arremesso em Fulano*
Ciclano: cuidado!! *se joga na frente de Fulano*
Fulano: não se preocupe... Escudo Sagrado!!
Ciclano: porque fez isso? *saca a espada e avança em Beltrano*
Beltrano: *saca duas adagas e apara o golpe*
Ciclano: *faz mais força* UAAAARGH!!
Fulano: Por ODIN! *abençoa Ciclano*
Beltrano: *me rendo*
Fulano: *aponta a espada para o pescoço de Beltrano*
Fulano: quem te mandou? responda!!

FIM
**********

Críticas, sugestões, elogios... todos os comentarios são bem vindos \o/





CRÉDITOS DA AUTORIA : Kane idealizador dessa obra de arte ;D /heh lol!
DÚVIDAS postem aqui mesmo que eu as tiro com Kane ;D



Última edição por LordKaos em Ter Jun 03, 2008 11:34 pm, editado 1 vez(es)

2Guia resumido de RP ;DDDDDDDD Empty Re: Guia resumido de RP ;DDDDDDDD Qui maio 01, 2008 8:49 am

Livia

Livia

Axo q o Guia pode ser de grande utilidade para os novatos...



Você poderia postar guias tb para todas as classe(,logo vo bota o meu guia de BlackSmith)


Bom,Até + bounce

Fei Ackhart



Perdão, mas... esse guia todo foi um amigo que fez, teve um trabalho do cão e você, LordKaos, não o citou, pegando a autoria para si.

Isso é roubo de propriedade intelectual, coisa muito errada de se fazer. ¬¬

4Guia resumido de RP ;DDDDDDDD Empty Hao o/ Seg Jun 02, 2008 7:24 pm

[Eventer]Alana

[Eventer]Alana

Fei e sailor vc's por aki *-*

enfino, ele deve ter esquecido, ou ter dado Ctrl+C e Ctrl+V e esquecido...
não acho que tenha sido de má fé...
vou dar uma conversada com ele...

bom, qualquer coisa do edit...
e bem... espero ver voces aki no forum denovo

(Internetes on!)

5Guia resumido de RP ;DDDDDDDD Empty Re: Guia resumido de RP ;DDDDDDDD Seg Jun 02, 2008 7:27 pm

Fei Ackhart



Nao, obrigado. Soh apareci pq vi que um amigo meu foi injustiçado. E, apesar de ser de outro servidor, plagio eh coisa muito seria.

Sem mais.

6Guia resumido de RP ;DDDDDDDD Empty em respostas aos intrometidos Ter Jun 03, 2008 5:59 am

LordKaos



certo eu realmente fui no Crtl C e Ctrl V
esqueçi de colocar e direito altoral sim
e ainda comentei que esqueçi pra minha prima xPP
eu fiquei de ajeitar sim
tbm me esqueci \õ/
e daí ? quem tem alguma coisa a ver com isso ??
axo que soh quem e dono do mesmo "plagiado"
e pelo que eu sei pra quebra de direitos autorais ser crime , a obra plagiada tem que ser registrada no cartório
xPPP
cadê o documento ? se tiverem entrem em contato comigo e me processem \õ
tedex esse tópico simplesmente foi ameaçado de ser APAGADO se eu não colocasse créditos
a quem escreveu o guia realmete , eu lembro de ter te avisado que postaria aki e seria para ajudar os players do server e nada mais
nom quero créditos nem autoria nenhuma do post me desculpem pela expressão mas quero que enfiem isso nakele lugar >.<
e quem ameaçou de apagar o tópico foi a nossa nova mebra no staff xP
falo que conversaria com vc e em tom desafiador disse que queria ver a quem vc daria razão ,
eu axei isso muito ridículo e errado mas nom posso fazer nada u_u

7Guia resumido de RP ;DDDDDDDD Empty Re: Guia resumido de RP ;DDDDDDDD Ter Jun 03, 2008 5:17 pm

Fei Ackhart



Olá, Kane, o autor do guia, falando...

Eu fico feliz de ver o material que eu idealizei alcançando mais pessoas, apagar o tópico seria uma medida extrema e que só prejudicaria a função do guia [incentivar o RP]. É chato ver alguem usando algo seu sem dizer que é seu, mas eu me importo pouco com isso [não significa que não me importo], afinal o guia está fazendo o que deveria fazer, ensinar jovens RolePlayers a evoluir em suas habilidades de interaçao criativa. O ruim disso tudo é que quem ler não vai saber que foi o tiu aqui que fez. E se pintar uma dúvida? E se alguem quiser conhecer o cara que fez? E se quiser conversar sobre o que seja? Quem faz faculdade sabe o quanto é enriquecedor conversar com o autor sobre sua obra...

Mas, bem, só peço que fique registrado aqui que eu, Kane, um nome na internet que é uma pessoa na vida real, idealizei e executei o guia deste tópico. Sejam felizes e Vamos RPar!!

8Guia resumido de RP ;DDDDDDDD Empty em resposta ao kane Ter Jun 03, 2008 11:31 pm

LordKaos



Fico feliz de ver vc aki kane ;D
veja bem , eu como disse antes não tinha a menor vontade de ficar com a autoria de tal "obra " ;D
agradeço pela sua insentivação ao RP axo isso muito bom !
eu agora por fim estou satisfeito com sua resposta ;D
e irei colocar créditos a vc sim e ainda colocarei que as pessoas poderão tirar dúvidas com vc o autor e
tbm colocarei como encontralo \õ
sério so não coloquei antes pq esqueci mesmo e o papo de "MEU AMIGO FEZ DEU MAIOR DURO ...." pra mim e muito mimimi
fala sério u_u
fico realmente feliz por vc ter vindo aqui defender sua obra pena não ter feito isso num acout seu mesmo aqui no fórum , assim ficaria mais
fácil de quem leu tirar dúvidas com vc ;D
mas vou ver o que faço a respeito disso ;**
t+ cara 8DD



agora tedex um pedido a fazer . depois dessa inrrolação toda o objetivo da contestação sobre os créditos de autoria
gerou algo desagradável de se ler, peço que depois de 1 semana ( o sufuciente para o nosso amigo Kane ler a resposta e da a dele ) vc apagasse as demais respostas ao tópico que não tem nada
a ver com o assunto original que no caso seria ajuda aos iniciantes !
Obrigado !

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos